Desfazendo os mitos sobre cabelos

Desfazendo os mitos sobre cabelos


As crendices populares, os mitos, ainda imperam quando o tema é cabelo
A mais conhecida seja a de que é preciso cortar mensalmente os cabelos para que eles cresçam fortes e sadios. O que de facto não é verdade, pois a estrutura capilar não é uma planta e, podando-a ou não, ela se desenvolve a uma taxa média de 1cm por mês.

Por estas e outras, veja aqui os dez mitos mais populares.

1. Cortar na lua cheia encorpa a cabeleira.

Com origem nas mitologias dos povos agrícolas, eles achavam que o que era bom para as plantas servia para os cabelos. Assim, aparar os fios de cabelo na lua cheia aumentaria o volume, no quarto minguante, teria o efeito oposto, na lua nova seria ótimo para renovar o visual e, no quarto crescente, ideal para se tornar uma Rapunzel. O facto é que até agora a ciência não encontrou nenhuma evidência nesta proposta dos cortes baseados em calendários lunares. Há, sim, provas de que os fios reagem à melatonina, hormonal associado à luminosidade do meio ambiente, por isso a taxa de crescimento é ligeiramente menor durante o inverno segundo o dermatologista .
*Já escutei tanto sobre isso e fugia da lua cheia. Sempre tive muito cabelo apesar de liso e como diziam que cortando na lua cheia ganharia mais volume, nunca cortava nessa época. pois a estrutura capilar não é planta e, podando-a ou não, ela se desenvolve a uma taxa média de 1cm por mês.

2. Aparar o cabelo mensalmente acelera o crescimento.

Temos, aqui, a idéia da poda de planta novamente. O fio de cabelo cresce cerca de 1 cm por mês, cortando-o ou não. O cuidado apenas tem o objetivo de retirar as partes danificadas, como pontas espigadas, deixando o conjunto mais saudável e harmonioso. Mas não tem poder de acelerar o seu desenvolvimento.Os fios crescem da raiz em direção à ponta e não o contrário.

*Quando me diziam isso minha resposta era: como pode ser se o cabelo cresce da raiz e não das pontas?

3. Os cabelos se acostumam com os shampoos e deixam de produzir efeito

Você compra um shampoo, usa-o por duas a quatro semanas e ele deixa de produzir o efeito inicial. Logo, seu cabelo se habituou a ele, certo? Errado. O facto é que os cabelos deixam de ficar limpos corretamente ( e esta é a principal função do shampoo ), quando o produto adquirido não é indicado para seu tipo de cabelo. O que se nota principalmente no couro cabeludo, cujas raízes vão ficando cada vez mais oleosas e os fios de cabelo, opacos e sem vida. O desconforto leva as pessoas numa busca incessante pelo shampoo ideal. A boa nova é que hoje há produtos específicos para cada tipo de cabelo. Contudo, se você não encontra a escolha certa, é sempre útil ouvir a opinião de um especialista, que pode ajudá-lo a identificar seu tipo de cabelo.

4. Água fria deixa o cabelo mais brilhante.

Na verdade, é a água excessivamente quente que prejudica a saúde dos fios de cabelo, estimulando a produção das glândulas sebáceas. Esta situção e agravada no inverno, por isso é recomendado optar sempre por temperaturas mornas, o ideal mesmo é a água morna, a água muito quente tira a proteção do fio e a água fria não remove toda a oleosidade.

*Sempre soube que água quente é ruim pros cabelos, mas não me imagino tomando banho aqui com água fria em pleno inverno. O que eu faço, quando lembro, é dar uma molhada final nele com água fria quando termino o banho. mas só a a água excessivamente quente que prejudica resseca , a morna não .

5. Lavar os cabelos diariamente deixa-os mais oleosos, ou estraga o cabelo .

Ao contrário. Cabelos oleosos devem ser lavados todos os dias, mas com shampoo específico e sem massagens excessivas para não superestimular a produção de óleo. Segundo a dermatologista, o excesso de oleosidade no couro cabeludo pode levar à queda.Quem faz ginástica ou sua muito pode lavar os cabelos sem medo.

*Eu sempre escutei que lavá-lo todos os dias estraga o cabelo, não que o deixa mais oleoso. Mas é mentira, mito puro, a única coisa é que se o seu cabelo for extremamente seco retira a oleosidade natural dele e pode  ficar ressecado, mas se seu cabelo é normal ou oleoso pode colocar a cabeça embaixo do chuveiro todos os dias sem medo, porque o ruim é ficar com cabelo sujo, isso sim,

6. Deixar o creme o dia inteiro otimiza o tratamento.

"Muitas pessoas deixam o creme de tratamento por mais tempo do que o recomendado",. O resultado é que a hidratação, em vez de embelezar as madeixas, pode deixá-las oleosas. Outro cuidado para evitar este problema é jamais aplicar o produto nas raízes, passando-o do terço do comprimento em direção às pontas.

*Já fiz isso e achava que meu cabelo ia ficar super sedoso de ter ficado de "molho" no creme mais tempo que o necessário.

7.Dormir com o cabelo molhado apodrece a raiz?

Não. A raiz não apodrece, mas dormir sempre com os cabelos molhados traz riscos para saúde. Com a região úmida e quente do couro cabeludo, podem surgir fungos e micoses, principalmente nas pessoas com tendência à formação de caspa, mas isso se vc dormir com ele molhado e preso e muitas vezes.

8. Leave-in impedem o fio de respirar?

GRANDE MITO...o Leave-in não impede o cabelo de respirar, bem pelo contrario, ele tem ação de hidratar o cabelo. Importante é remover bem os resíduos do produto quando lavá-lo. E entre nós, uma informação secreta dada por cabeleireiros, se for investir em um produto de uma linha que é mais cara, invista no Leave-In já que ele permanece mais tempo no fio e trás um resultado mais rápido.
* Claro que tem que ser uma marca boa com filtro solar , pois senão acaba queimando o cabelo .

9. Fios de cabelos brancos arrancados fazem nascer o dobro.
Mito puro
Se fosse verdade, seria fácil combater a calvície, é natural que os fios brancos se destaquem no cabelo. Isso acontece porque o processo de encanecimento é causado pela perda de melanina ( a substância que dá cor (, que é substituída por ar e, em seguida, por queratina, proteína que deixa o fio de cabelo mais grosso e, portanto, mais visível. 

10. A pontinha branca do fio é a raiz.

Muitas pessoas fazem um drama quando notam os fios de cabelo caídos com o que julgam ser a raiz. Em primeiro lugar, é natural uma perda de até 100 fios de cabelo diários - que passa praticamente despercebida. Em segundo, como qualquer organismo vivo, a estrutura capilar passa por fases de crescimento, repouso e morte. Quando o fio cai com a "raiz" ( na verdade o bulbo ), significa que ele já estava morto e, se tudo estiver normal, logo estará a ser substituído por outro.

*Lembrem-se: cabelo bom, bonito, forte e brilhante vem de dentro. Portanto, nada como uma boa alimentação para ter cabelo de deusa.

5 comentários:

  1. Sempre achei essas coisas um mito mesmo, muito legal vc desvenda-los....rsrrs
    Adorei, vou parar de pensar besteiras sobre fazer isso ou aquilo com os cabelos!!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog Flávia. Adoreiii as dicas, são super interessantes.... adoreii mesmo... bjão

    ResponderExcluir
  3. Nosssaaa ameii Flávia, é muito bom saber dessas novidades, falou de beleza a mulherada toda quer saber! Agora já sei se precisar de saber algumas dicas é só entrar no seu blog...
    Parabéns está tudo de bom...

    ResponderExcluir
  4. Oie Flavia, gostei muito do artigo. Esses mitos são duvidas freqüentes de muitas mulheres. Bem esclarecedor adorei.
    Beijos. KIka. Do blog Patricinha esperta.

    ResponderExcluir
  5. Carol Campos3/5/10 12:16

    Olá

    Gostei do post sobre os mitos ref. cabelos, pois muitas pessoas acreditam fielmente em muitas coisas que rola por ai!

    beijusss

    Carol Cmapos (Testei aprovei)

    ResponderExcluir

Olá !

Obrigada pela sua visita aqui no Luxo Básico !
Deixe um comentário, ou qualquer pergunta sobre a postagem, sugestões de post podem ser deixadas nos comentários tbm.
Os comentários no Luxo Básico são moderados, assim que eu leio são publicados.

Faça seu comentário apenas se for relacionado com o artigo.

Leio todos os comentários e e-mails, respondo sempre que possível.


bjo

Related Posts with Thumbnails

Se inscreva para receber as atualizações do Luxo Básico por e-mail

Deixe seu e-mail aqui:

FeedBurner