Luz do computador pode manchar a pele

BlogBlogs.Com.Br
Li um artigo muito interessante sobre como a luz visível que é emitida pelo computador possui a capacidade de desencadear uma pigmentação na pele.
Todo mundo se preocupa em se proteger do sol, mas o que pouca gente sabe é que esse cuidado deve se estender até dentro de casa ou do escritório.
A luz das lâmpadas e computadores tem os mesmos efeitos dos raios ultravioleta A
A luz do computador ou de lâmpadas fluorescentes pode manchar a pele. Chamada luz visível, esse tipo de radiação, que também é emitida pelo Sol, causa alterações no DNA da pele, assim como os raios ultravioleta (UVA e UVB).
As manchas normalmente aparecem no rosto, ja que é o local que fica mais exposta à luz do computador
As pessoas costumam se preocupar com os raios UVA e UVB, mas ninguém se preocupa com a luz visível, isso explica a razão pela qual muitas pessoas apresentam melasmas [manchas acastanhadas na pele] mesmo usando protetor solar.
A luz visível é capaz de produzir radicais livres, que provocam alterações nas células, principalmente, nos melanócitos (células da pigmentação) e nos fibroblastos (produtores de colágeno).
Embora a exposição à luz visível de ambientes fechados seja muito menos prejudicial do que se expor à luz solar -oito horas de luz artificial equivalem a 1 minuto e 20 segundos de exposição solar em um dia claro de verão, isoladamente parece pouco, mas se imaginarmos que pessoas passam horas e horas por dia durante anos trabalhando dentro de escritórios, essa quantidade pode significar estragos para a pele, os especialistas afirmam que pessoas que estão sob tratamentos de pele (como peeling e laser) ou que têm doenças desencadeadas pelo sol (como o lúpus) devem se proteger contra a luz visível.

PROTEÇÃO
É fundamental usar aquelas proteções de tela para o computador, pois elas tem a função de diminuir a luminosidade.
O uso do protetor solar, mas a maioria dos filtros solares no mercado protegem somente contra os raios UVA e UVB e não contra a luz visível, portanto a dica é optar por filtros que contenham base em sua composição ou passar uma camada de base após o filtro. "A base forma uma proteção física na pele contra a luz visível", afirmam os dermatologistas.
O único tipo de produto que bloqueia o efeito da luz visível na pele são os filtros físicos, que refletem e dispersam a energia da luz, construindo uma barreira física às radiações solares. "Pode ser uma base ou aquele filtro mais grossinho [que deixa branco], que tem partículas de zinco e funciona como um filme protetor que impede que a radiação ultrapasse a pele."

Os raios UVA estão presentes o dia todo e parecem inofensivos, pois não deixam a pele avermelhada, mas são causadores do envelhecimento precoce. Seu efeito cumulativo provoca manchas e rugas.
Onde quer que você esteja durante o dia, faça chuva ou faça sol, não abra mão do filtro solar!




9 comentários:

  1. Fláááviiia adorei esse post,bem interessante.
    E agente que passa horas na frente do pc nem sabia dessa,mais isso foi bom,assim alerta o povo EIAHIOEAHIOEA

    ResponderExcluir
  2. NOSSA AMIGA É MUITO BOM SABER DISSO,PQ PASSO ALGUM TEMPO ESTUDANDO...E NÃO SABIA...MUITO OBRIGADA PELO ALERTA VC É 1000 TE ADOROOOOOOOO...

    ResponderExcluir
  3. A luz do monitor LCD nao mancha, so aquele monitor mais velho. Mas mancha a luz que entra pela janela de casa, reflete nas paredes e vai ate nosso rosto. Ou seja, nunca estamos protegidas, mesmo dentro de casa, ou no escritorio (a luz branca de escritorios tb mancha a pele!). Entao fazer o que? Usar protetor solar assim que lavar o rosto de manha, seja se vai sair ou ficar em casa. Eh questao de habito! Finalmente vc voltou a postar, hein? Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Na verdade monitor LCD os raios se tornam menos agressivos a pele,porque mesmo com o protetor de tela ainda é necessário usar filtro com base napele para bloquear os raios ultravioletas,pois,um estudo produzido pela Sociedade Americana de Fotobiologia concluiu que a luz emitida de telas de computador pode causar manchas na pele O estudo, publicado na revista científica Photochemistry and Photobiology, afirma que a luz artificial emitida por telas LCD e lâmpadas fluorescentes usadas em escritórios têm o poder de agredir a pele e causar pequenas manchas com o passar do tempo.
    então mesmo sendo monitor LCD ou o outro monitor com proteção de tela é indicado usar o filtro solar com base na pele para bloquear totalmente.
    É legal mesmo adquirir o hábito de passar o filtro solar todo dia ao acordar e lavar o rosto, é a melhor forma de se proteger , pois mesmo dentro de casa estamos expostos.

    ResponderExcluir
  5. Poxa amiga Flá, muito instrutivo esse post. Amo me cuidar e me protejer, mas pude perceber que estou deixando a desejar. Valeu pelas dicas miga!!! Muitas saudades de vc! Bjs

    ResponderExcluir
  6. Conheça a Liga das Calcinhas, o blog para as super-mulheres! Do útil ao fútil, tudo que rola nesse mundo, para divertir, entreter e informar.

    Participe e seja também uma das super-mulheres da Liga das Calcinhas!

    Te aguardamos!
    Beijos,
    Karina - Liga das Calcinhas
    www.ligadascalcinhas.com

    ResponderExcluir
  7. Nossa que ótimo esse post, adorei!! São dicas valiosissimas!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho melasma grave, e sou web design...já viu o estrago né? Fico o dia todo na frente do micro...só falto usar uma mascara daquelas que os ladrões usam ou uma burca para me proteger, uso protetor 60 até dentro de casa..rs.rs. Adorei o post e o blog também...beijão

    ResponderExcluir

Olá !

Obrigada pela sua visita aqui no Luxo Básico !
Deixe um comentário, ou qualquer pergunta sobre a postagem, sugestões de post podem ser deixadas nos comentários tbm.
Os comentários no Luxo Básico são moderados, assim que eu leio são publicados.

Faça seu comentário apenas se for relacionado com o artigo.

Leio todos os comentários e e-mails, respondo sempre que possível.


bjo

Related Posts with Thumbnails

Se inscreva para receber as atualizações do Luxo Básico por e-mail

Deixe seu e-mail aqui:

FeedBurner