Mitos e verdades sobre gravidez


-gravidez

Olá

Toda mulher grávida com certeza já deve ter ouvido alguns mitos, crenças populares sobre a gravidez, aquelas historinhas de comadre.
Começam as sugestões, conselhos desde os verdadeiros até os mais absurdos sem comprovamento científico, você ouve tanta coisa e não sabe o que é verdade ou não.

Com certeza você já deve ter ouvido algumas “historinhas” bem engraçadas sobre o que se pode ou não fazer durante a gravidez e a amamentação.


Quando eu descobri que estava grávida, comecei a pesquisar tudo sobre o assunto, para saber o que realmente é verdadeiro ou não, bem algumas coisas você nem precisa porque só de ouvir já percebe que é mito de tão absurdo.

Você precisa filtrar o que ouve, busque informações com seu médico, leia muito em livros, revistas e sites que tratam o assunto de maneira correta e séria.
Não acredite em tudo que você ouve, primeiro pesquise, estude e certifique-se que a informação tem fundamento, tem uma base concreta para ser verdadeira.


Veja alguns mitos:


O cabelo do bebê é a causa da azia na gestante?
Mito: A azia é resultado da compressão do estômago e do esôfago pelo útero, causada por um refluxo de ácido clorídrico, a azia nada tem a ver com o crescimento do cabelo do feto.



Se a grávida soprar a nuca do marido quando ele está dormindo, passa os enjôos para ele. 
AHAHAHA  #Eu ri alto
Mito: Enjoos não são transferíveis, são causados pela revolução dos hormônios no corpo da mulher, haha seria muito bom dividir os desconfortos da gravidez com o marido, mas não é possível.


O formato da barriga (redonda é menina, pontuda é menino)  diz se será menino ou menina?
Mito:
Não tem fundamento científico, o formato da barriga é definido por duas situações: a posição em que o bebê está no útero e a prensa abdominal, e dependendo da musculatura de cada mulher a barriga vai ficar mais pontuda ou redonda.

Pedir para a grávida mostrar a palma da mão, a palma para baixo, será menino, se  ela mostrar a palma  para cima, menina.
Ou girar uma linha ou correntinha sobre a mão da grávida (se rodar é menina, se ficar um pêndulo, menino)

Mito:
Nada disso tem fundamento cientifico, o lado que a grávida mostrar a palma da mão ou que a correntinha rodar não tem nada a ver com isso, a chance de estar certa é o mesmo de qualquer chute aleatório, a melhor forma de saber o sexo do bebê, é o resultado do ultra-som.

Comer chocolate antes do ultrassom para saber o sexo do bebê.
verdadeiro:
Esse faz sentido, a explicação é que há um aumento de glicose na placenta, e ele se mexe e fica agitado quando recebe uma carga alta de açúcar, por isso talvez tem mais chances de ver o sexo.
Porém não é saudável comer muito chocolate segundo os médicos e nutricionistas, porque podem causa problemas de saúde na gravidez, como a diabetes e excesso de peso.


Comer chocolate, tomar refrigerante e café durante a gestação provoca cólicas no bebê?
Mito:
Chocolate e refrigerante provoca cólicas no recém nascido e não no feto.E mesmo assim, se ingerido em grande quantidade, uma quantidade pequena de chocolate não vai causar cólica ao bebê.
Portanto, durante a gestação é liberado e depois é só diminuir um pouco o consumo. Quem amamenta é que não deve ingerir chocolate, coca-cola e café, em grandes quantidades alimentos nocivos ao aparelho digestivo dos bebês.

Mulher menstruada não pode visitar o bebê que está sendo amamentado, senão o leite seca.
Mito:
Esse é bem absurdo, isso não tem poder nenhum de influenciar no leite materno, não tem o menor fundamento, puro mito.
O que acontece no corpo de uma mulher que visitar você e seu filho não tem o poder de influenciar em nada no seu corpo.
 
Precisa comer canjica e beber cerveja preta para ter mais leite.
Mito:
Isso é lenda de muito tempo atrás, quando as mulheres mesmo grávidas tinham trabalhos pesados, então tomavam mais canjas, para ter mais energia. Mas nada disso aumenta a quantidade de leite. O que é verdade é que quanto mais a mulher amamentar mais leite terá.
E bebida alcoólica não é aconselhável durante a gravidez.

Não pode visitar o bebê no sétimo dia. Muitas mães acham que o recém-nascido, não pode receber visitas no 7º dia de vida.
Mito: Isso é lenda acontecia antigamente só que o motivo era outro.
O que acontecia é que antigamente as mães não sabiam cuidar muito bem do umbigo do recém nascido, ou melhor não tinham as informações que temos hoje. Então, achavam que não podia dar banho ate que o umbigo caísse, e colocavam muitas coisas no umbigo das crianças, fumo, moeda, leite de mamona, isso é que causava a morte dos bebês, com uma semana o bebe morria com infecção umbilical.
Hoje sabemos que o umbigo de um recém-nascido deve ser cuidado apenas com álcool a 70%, e receber visitas não tem mal nenhum, desde que lavem muito bem as mãos se caso forem pegar o bebê.


Mulher grávida não pode usar esmalte.
Meio mito meio verdade:
 Se o esmalte  conter formol não pode, deve ficar atenta a embalagem, alguns esmaltes vem no rótulo a composição e alguns até mesmo vem escrito, evitar o uso durante a gravidez.
Existem algumas marcas que tem esmaltes hipoalergênicos.

No dia do parto não se deve usar esmalte, pois elas são um sinal importante para o  anestesista.

Se a grávida não comer um determinado alimento que tiver desejo, a criança poderá nascer com uma marca na pele.
Mito:
Nenhum alimento vai interferir nas características da pele e feições da criança, não há relação nenhuma entre desejos e lesões ou marcas na pele do bebê.
Os desejos são causados por hormônios durante a gestação, não vai acontecer nada se a grávida não comer determinado alimento que desejou.

Outro mito é que o risco escuro no meio da barriga da gestante indica que ela terá uma criança morena. Esse risco escuro a maioria das grávidas apresentam, é chamado de linha alba quando não está pigmentado e de linha nigrans quando está mais visível.
Ter ou não ter esse risco não influência em nada na cor da pele da criança.


Grávida precisa comer por dois.
Mito:
Ao contrário disso é preciso ficar bem atenta ao controle do peso durante a gestação, com uma alimentação balanceada e saudável.
Se você começar a comer por dois vai é ficar com excesso de peso que será muito prejudicial á você  e ao bebê tbm.
Não precisa e nem é aconselhável comer por dois, os médicos dizem que é preciso uma alimentação saudável, principalmente evitando frituras, doces e sal em excesso.



O que é verdade:


Amamentar emagrece.
Verdade:
Fabricar leite exige um alto gasto calórico do organismo e ajuda a eliminar a água retida no organismo, o que ajuda a emagrecer.

chupar limão combate o enjoo.
verdadeiro:
Sim, alimentos ácidos ajudam a combater a ázia e enjoos. Mas é preciso ter cuidado com os alimentos ácidos para quem tem gastrite.

Sorvete de limão por exemplo é bom para cortar o enjoo.


Grávida sente mais calor
verdadeiro:
O aumento da temperatura se deve à ação da progesterona, o hormônio que a placenta produz

Ficar sem comer aumenta o enjoo.
Verdadeiro: É preciso comer pequenas quantidades de duas em duas horas, para ajudar a combater a azia, também deve evitar tomar líquidos durante a refeição para facilitar a digestão.

A mudança da lua influência no parto.
verdadeiro: 

Durante a lua cheia e a lua nova, existe uma força maior para o centro da Terra, o que aumenta a pressão pélvica e, consequentemente, as contrações.


Mulher grávida não pode pintar o cabelo.
Verdade:
A tinta contém Amônia e alguma podem conter chumbo que faz mal ao feto, e a absorção das substâncias não é feita exclusivamente pela raiz, mas por todo o couro cabeludo.
Dizem que tonalizante sem amônia pode usar depois do primeiro trimestre, mas os médicos dizem que é melhor não usar nenhuma química durante a gestação, eu concordo prefiro não arriscar, durante a gravidez não vou usar nenhuma química no cabelo.


Bom, vou parar por aqui senão o post vai ficar enorme.

O melhor sempre é perguntar ao seu médico, ninguém melhor que seu ginecologista para tirar suas dúvidas.


Vamos comentar sobre o assunto?

bjo


19 comentários:

  1. Ri muito também com alguns mitos ( muito absurdos) é cada coisa que o pessoal inventa, hahahha
    Que Deus abençoe sua gestação e que esse bebê possa vir ao mundo com muita saúde!

    ResponderExcluir
  2. Oi Flávia tudo bem?
    Amei seu post, sobre a azia eu também achava que era por causa do cabelo kkkk, e do chocolate eu comi antes do ultrassom e deu pra saber o sexo no momento 'é menina'.
    Beijos querida.
    Luh
    www.sempre-belas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Post incrivel!! ainda nao sou mamae, nem estou com meu baby a caminho, mas tem mta coisa q agent escuta da mae, da vó e nao sabe o q pensar!! mto bom!!

    http://maquiandobymel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Flavinhaa, estou rindo aqui sozinha com algumas coisas. Tipow.. sempre fazemos nas amigas essa de girar correntinha sobre a mão da grávida (se rodar é menina, se ficar um pêndulo, menino) e sempre deu certo! kkkkkkkkkkkkk

    Agora mesmo temos uma amiga de trabalho e fizemos rodou e ela está grávida de menina. Pow, é curioso como algumas coisas batem.

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada pelas dicas:)To grávida de 2 meses e uma semana e esse post me ajudou bastante a tira muitas dúvidas:)bjos

    ResponderExcluir
  6. ADOREI O POST MUITA INFORMAÇÃO BOA
    EU ACREDITAVA NA QUESTÃO DO DESEJO E O FILHO SAIR DEFEITUOSO, MINHA MÃE CONTA ESSAS HISTORIA DESTE CRIANÇA...KK...MAIS QUANDO CRESCI MUDEI DE IDEIA...RS

    ResponderExcluir
  7. nossa tinha mitos que ném conhecia mas ri muito kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    é tenho que ficar atenta para quando eu estiver gravida saber o que é mito e o que é verdade rs...

    ResponderExcluir
  8. Amei esse post,realmente não podemos nos deixar levar por esses mitos,bjs minha querida.

    ResponderExcluir
  9. Rsrsrsrs, tinham mitos que eu nem sabia que existiam. E outros já ouvi aos montes, rsrsrs.
    Adorei!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Muito boa sua explicação Parabéns poste mas comentarios sobre o que é mito e verdade muita gente tem duvidadas sobre gravidez obg por mim ajudar a esclarecer as duvidas....

    ResponderExcluir
  11. O da correntinha é verdade sim, experiência própria

    ResponderExcluir
  12. Entendi por que comia tanto limão e pq to viciada em picolé de limão :D

    ResponderExcluir
  13. Anônimo5/4/14 10:44

    Nossa muit coisa interesante ... Obrigado me tirou muit duvidas a mais interesante foi a da lua pensei qi era mito kkkk estou gravida de 20 semanas e foram muit importante tudo escrito aqi .... Obg

    ResponderExcluir
  14. Olá, turma.
    Só gostaria de dizer que não há nenhuma comprovação científica de que comer chocolate ou doce agita o bebê por causa da passagem de glicose pela placenta. Existe um mecanismo muito delicado que controla a glicemia transplacentária que que não justifica essa teoria. Comer chocolate antes do ultrassom para saber o sexo é um mito. Quem comeu e viu o sexo foi pura coincidência… sorry.

    ResponderExcluir
  15. Olá, turma.
    Só gostaria de dizer que não há nenhuma comprovação científica de que comer chocolate ou doce agita o bebê por causa da passagem de glicose pela placenta. Existe um mecanismo muito delicado que controla a glicemia transplacentária que que não justifica essa teoria. Comer chocolate antes do ultrassom para saber o sexo é um mito. Quem comeu e viu o sexo foi pura coincidência… sorry.

    ResponderExcluir
  16. Foi engraçado, ri também com alguns mitos que são absurdos.
    Outros ja tinha ouvido.
    Senti muito enjoo ate o terceiro mês e me disseram pra rolar por cima do meu marido sem que ele soubesse o porquê mas nao deu certo e os enjoos so aumentavam, sofri um pouquinho mas graças a Deus ja estou de cinco meses e meu bb ta so crescendo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. É verdade que grávida não pode usar bolsa transpassada no corpo? Usar colares?E coçar a barriga?

    ResponderExcluir
  18. Gostei do mito e verdade na vida não é fácil para gravida
    Mais com dicas como essa melhora mais a nossa vida
    Principalmente para mães de primeira viagem como eu.
    Boa tarde bjsss mada mais alerta para nossa mamães.

    ResponderExcluir
  19. Anônimo5/1/16 11:31

    ai ai kkk cada um mais absurdo ue o outro.. mas gostei!

    ResponderExcluir

Olá !

Obrigada pela sua visita aqui no Luxo Básico !
Deixe um comentário, ou qualquer pergunta sobre a postagem, sugestões de post podem ser deixadas nos comentários tbm.
Os comentários no Luxo Básico são moderados, assim que eu leio são publicados.

Faça seu comentário apenas se for relacionado com o artigo.

Leio todos os comentários e e-mails, respondo sempre que possível.


bjo

Related Posts with Thumbnails

Se inscreva para receber as atualizações do Luxo Básico por e-mail

Deixe seu e-mail aqui:

FeedBurner